Medicina do Esporte
A ortopedia e a traumatologia do esporte incorpora aspectos clínicos, cirúrgicos, educacionais, investigação das lesões esportivas para aqueles que procuram a saúde através da prática de atividades físicas.
É altamente indicada para as pessoas que pretendem iniciar uma atividade física de forma preventiva, esportistas iniciantes, atletas amadores, atletas profissionais, e também para pessoas com múltiplas queixas, ou seja, pessoas que apresentam dores em mais de uma articulação.
Através de uma avaliação global e dinâmica, o médico do esporte visa contextualizar todo o histórico do paciente, suas queixas, por meio de um exame físico amplo – da cabeça aos pés – mas, não direcionando à uma articulação específica. Em conjunto, conseguimos definir as melhores opções para um tratamento individualizado e personalizado.
As reabilitações das lesões esportivas incluem a educação adequada e o treinamento para prevenção de lesões em primeiro lugar. Já os procedimentos cirúrgicos do joelho, ombro, cotovelo e tornozelo – nas mais diversas lesões como ligamentares, cartilagem, fraturas, menisco e degenerativas – são muito comuns.
Em grande parte das situações de lesão são tratadas de forma conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia, totalmente baseadas na prevenção e educação do atleta sobre as melhores formas de adaptarem o corpo e na biomecânica do esporte desempenhado.
O meu objetivo é melhorar a sua qualidade de vida, usando o esporte como uma ferramenta e uma terapia preventiva.